Cultura e contracultura - relações interdisciplinares

quinta-feira, 7 de julho de 2011

I Congresso Internacional de Criatividade.Inovação

   Foi realizado entre os dias 29 de junho e 1º de julho de 2011, na cidade de Manaus, Amazonas, nas dependências da Unversidade Federal do Amazonas, o I Congresso Internacional de Criatividade e Inovação - Visão e Prática em diferentes contextos (I International Creativity and Innovation Conference: Practices and Visions). Promovido pela Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (CRIABRASILIS), em associação com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), reuniu vários pesquisadores de várias partes do Brasil e do mundo para discutir em ambiente acadêmico as diversas possibilidades que envolvem a criatividade, tanto em uma perspectiva histórica quanto, principalmente, sua atualidade desde os anos 1950, em que o tema se tornou uma agenda essencial.
   Reunindo artistas, escritores, pesquisadores, administradores, trouxe para o Brasil o que antes era exclusividade de encontros, como os que se realizavam na Universidade de Buffalo (Estado de Nova York), durante os anos 1990, através dos vários CPSI - Creative Problem Solving Institute, ou em iniciativas isoladas, como as realizadas nas dependências da Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP/SP, sob coordenação do Professor Victor Mirshawska, um dos pioneiros no tema no Brasil.
   Neste período, também se destacou uma pesquisadora da PUC - Campinas, que realiza uma pesquisa sobre criatividade há mais de trinta anos, e presidiu, assim como foi uma das principais organizadoras, deste Congresso: Profa. Dra. Solange Muglia Wechler, que também não apenas presidiu o encontro, como realizaou a conferência de encerramento. Autora de um livro já clássico sobre criatividade - Criatividade: Descobrindo e Encorajando (Campinas, SP: PSY, 1993), a professora Solange também participava dos encontros de Buffalo, onde tive a oportunidade de assistir uma de suas palestras. Em seu PHD na Universidade de Geórgia, EUA, sob orientação do Dr. E. Paul Torrance, um dos papas da criatividade desde os anos 1950, na mesma Universidade, Wechler consegue agora sua maior proeza, com apoio da UFAM: realizar um grande e internacional encontro no Brasl, e melhor ainda, nas margens de um rio que desemboca no Amazonas, contando com a participação, além de brasileiros do Brasil todo, de pesquisadores norte-americanos, italianos, espanhóis, portugueses, etc. Também destaca-se nesta empreitada, além dos vários apoios, a participação de Regina Lara S. Mello, atual presidente da CRIABRASILIS. Um primeiro passo, mas que deverá consolidar nos próximos anos uma referência na área, incorporanto várias outras instituições brasileiras, e não apenas acadêmicas.
   O Congresso pode contar, já em sua abertura oficial, com a participação do Dr. James Kauffman, da Universidade da Califórnia, São Bernardino (Califórnia State University at San Bernardino), Estados Unidos, que versou com humor sobre "The creative journey: from mini-c to Big-C", expondo como a creatividade pertence à nossa vida em todos os momentos, das pequenas soluções  criativas para os problemas do dia-a-dia (mini-c) até como interfere em nossas vidas as grande descobertas, de um Einstein a um Mark Zurkenberg, do Facebook (Big-C).
   Uma programação intensa, que obviamente, exigiu uma edição pessoal, para acompanhar as áreas de interesse mais específicas. Eu tive a honra de coordenar uma mesa-redonda intitulada "Inteligência, Criatividade, Contracultura", representando o programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Presbiteriana Mackenzie (EAHC-UPM), com a participação das pesquisadoras Sylvia Monasterios, que apresentou o tema "Inovação e Criatividade na Arte Urbana: o Graffiti de São Paulo" (mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação, Arte e História da Cultura, na Universidade Presbiteriana Mackenzie (EAHC-UPM), e Isabel Orestes Silveira, que falou sobre "Inteligência: Pensamento Criativo e Complexidade" (doutora pela PUC-SP e professora no Mackenzie). Minha participação se deu com a apresentação "As Portas do Céu e do Inferno - Inteligência, Criatividade, Contracultura".
   Uma mesa-redonda que se realizou no dia 1º de julho, próxima do encerramento do encontro, que contou com uma apresentação da Profa. Solange, desejando que muitos outros encontros se realizem, com a participação e representatividade como foi este.
   Que neste século XXI, que será o século do cérebro, da inteligência e da criatividade, muitos outros congressos como este possam se realizar, permitindo que vários pesquisadores, de várias áreas e interesses, possam se reunir para refletir sobre as perspectivias históricas, assim como sobre as possibilidades de futuro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário