Cultura e contracultura - relações interdisciplinares

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Existe vida inteligente na televisão? O caso de "Cordel Encantado"

   Em curso de Pós-graduação Latu Senso na FAAP, Gestão e Produção Executiva em Televisão, leciono em alguns sábados a disciplina Crítica de Televisão. Foi uma ideia do professor Vagner Matrone, coordenador do curso, pois julga importante os pós-graduandos em gestão de televisão terem contato também com uma visão intelectual e acadêmica sobre o tema, já que  o curso é voltado para profissionais. Entre os temas que desenvolvo, destaco conceitos de cultura, entretenimento, contracultura e finalmente, uma provocação, a partir de uma pergunta: existe vida inteligente na televisão?
   No último sábado, 24/09/2011, última aula da turma 8, os grupos apresentaram seus trabalhos, e curiosamente, o que predominou nos temas dos projetos foi a pergunta provocativa. Minha expectativa - sem prejuízo na avaliação - é que predominasse meu maior investimento no conteúdo, que o tema sobre a compatibilidade ou não da contracultura com o mainstream.
   Mas o que predominou foram tentativas, algumas bem originais, em responder a questão de forma positiva. Foram projetos de programas "inteligentes".
  
   Curiosamente, no mesmo dia em que se encerrava uma das maiores surpresas dos últimos anos em matéria de mainstream: a telenovela "Cordel Encantado", no horário das 18 horas, na Rede Globo de Televisão.
   Dirigida por Amora Mautner, filha de Jorge Mautner, escrita por , dedicou a novela aos cordelistas e tropicalistas, "que nos reinventaram"...
   E sobre o que pretendo escrever aqui na seqüência.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário